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Fecomercio-RS apura em sondagens setoriais principais pontos para a melhoria das empresas do Estado

28/08/2017 Fecomercio


A Fecomércio-RS foi investigar em detalhes o cotidiano de três importantes segmentos da economia gaúcha: Minimercados e Varejo de Vestuário optantes pelo Simples Nacional, e Atacados. Em cada segmento foram pesquisadas 385 empresas. Atacados e Minimercados foram entrevistados em abril, já o Varejo de Vestuário foi entrevistado em junho. Os resultados mostram que a maioria absoluta credita a questões externas o baixo desempenho de vendas do primeiro semestre.

Os empresários do setor de Atacado foram os que mais citaram a carga tributária como impeditivo do negócio (67,8%). Essa justificativa também liderou as respostas dos empresários do ramo de Minimercados (59,0%) e Vestuário (52,7%). O número de respondentes que apontou a falta de estratégia e planejamento do próprio negócio foi irrisório. No Atacado esse item foi apontado por 1,6% dos entrevistados, e nos segmentos de Minimercados e de Vestuário foi respectivamente 0,5% e 0,3%. Entretanto, os dados da própria pesquisa mostraram que nesse quesito as firmas precisam avançar muito.

A boa condução dos negócios, especialmente num momento de incerteza econômica, exige uma atenção apurada quanto às finanças. Ainda assim, somente 16,4% dos entrevistados do Atacado, 15,6% dos Minimercados e 15,8% dos Varejistas de Vestuário diz que costuma analisar suas finanças com uma temporalidade superior a um mês ou simplesmente não sabe responder. Outra questão relevante foi o percentual de empresários que apontou não haver controle informatizado nem das vendas nem dos estoques. No Atacado, 13,8% dos entrevistados disseram não ter controle informatizado, no segmento de varejo de Vestuário foram 13,8%, e entre os Minimercadistas foram 36,4%.

Outra questão avaliada pela pesquisa foi o uso de redes sociais para a promoção do negócio e de relacionamento com clientes. No caso do Atacado (61,3% dos entrevistados), e especialmente dos varejistas de Vestuário (80,0% dos entrevistados), há o uso da ferramenta para esse propósito. Entre os Minimercados, apenas 33,2% usam as redes sociais para essa finalidade. 

Esses são apenas alguns dos indicadores extraídos da sondagem que será repetida semestralmente pela Fecomércio-RS. “Uma economia só cresce se as empresas crescem e nós estamos empenhados nesse propósito: o de fazer as empresas crescerem”, justifica Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS, ao falar sobre o objetivo desse novo levantamento. 


Fonte: Fecomercio-RS